Estudar

Mestrado em Biorrecursos visa preencher lacuna formativa no País
02-07-2018

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) apresenta mais uma oferta formativa para dar resposta às necessidades do mercado de trabalho com o novo Mestrado em Biorrecursos. A par de outros dez, este curso está a aceitar candidaturas para a primeira fase até ao dia 6 de julho, destinando-se a estudantes provenientes da (Bio)química, (Bio)tecnologia, Ciências da Vida e Ambiente, Engenharia e técnicas afins.

Inserido no Departamento de Engenharia Química (DEQ), pretende-se que esta oferta ao nível do 2.º ciclo de estudos no Ensino Superior preencha uma lacuna existente na formação desta área científica especializada no país e que permita aos seus graduados contribuir para a implementação da uma economia circular. No ISEP, existe há cerca de três anos a Licenciatura em Biorrecursos, contudo é dada agora a oportunidade aos formandos, e outros interessados, aprofundarem os seus conhecimentos nesta área.

 “A implementação da economia circular é uma necessidade atual. Este mestrado destina-se a todos aqueles que querem abraçar este desafio e participar ativamente na transição de um modelo linear de produção de bens para um modelo circular. A economia de base biológica é reconhecida como uma componente essencial da Estratégia Europa 2020 e constitui um dos quatro pilares operacionais que orientam o modelo de governação dos fundos estruturais europeus [Portugal 2020] – sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos o que reforça a mais-valia desta proposta formativa”, declara Simone Morais, diretora do Mestrado em Biorrecursos.

O plano de estudos prevê o funcionamento do curso em regime diurno em horário pós-laboral e a organização do mesmo em quatro semestres letivos, repartidos por dois anos. O curso foi desenhado em duas componentes: por um lado, as unidades curriculares ministradas sob a forma de aulas teóricas/teórico-práticas e laboratoriais com um total de 77 ECTS; pelo outro, a Dissertação/Estágio com 43 ECTS, prevendo-se o seu desenvolvimento num dos grupos de investigação afetos ao programa curricular ou em ambiente empresarial.

O Mestrado em Biorrecursos oferece um leque vasto de possíveis saídas profissionais, por exemplo: empresas ligadas aos Biorrecursos, incluindo a Biotecnologia; indústria agroalimentar; indústria farmacêutica; indústria relacionada com o desenvolvimento de processos e valorização de (bio)produtos e/ou área das tecnologias verdes, entre outras.

Mestrados ISEP com candidaturas em aberto:

Biorrecursos

Energias Sustentáveis

Engenharia Civil

Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

Engenharia e Gestão Industrial

Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Engenharia Geotécnica e Geoambiente

Engenharia Informática

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

(Para informações detalhadas sobre as candidaturas, como os documentos necessários ou os critérios de seleção consulte o edital ER AQUI.)