Estudar

Embaixadores ISEP: "Somos uma grande família"
24-05-2019
Embaixadores ISEP: "Somos uma grande família"

Leopoldo Sousa, Ana Fonseca, Jorge Felizardo, João Santos, Rui Ferreira, Cristiana Ribeiro e João Silva são os novos embaixadores do ISEP. Os estudantes candidataram-se à 5.ª edição do programa, lançado em 2015, que promove mecanismos para uma maior integração dos estudantes no instituto, fortalecendo o sentimento de pertença.

Rui Ferreira, de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, já pensava bastante sobre o seu futuro durante o ensino secundário. “Aproveitei algumas iniciativas do ISEP, como, por exemplo, o Estudante por um Dia, apoiado por embaixadores, para tentar encontrar o meu caminho. Talvez esse foi o principal motivo do despertar deste interesse para ser embaixador e devolver toda a atenção e carinho que me foram transmitidos”.   

Para além de serem os rostos da marca ISEP, os jovens acreditam que esta experiência vai enriquecer e contribuir para o crescimento pessoal e profissional. “A partilha de experiências e ideias, por si só, cultiva-nos bastante. Se pudermos marcar a diferença na vida de uma pessoa, por muito pequena que seja, o sentimento de felicidade e auto-realização é incalculável. Ao interagir com as pessoas o enriquecimento é sempre recíproco, há sempre algo novo a aprender, melhorar ou adaptar”, comenta Leopoldo, estudante de Engenharia Civil.

A proximidade entre o ISEP e a comunidade é uma mais-valia apontadas pelos estudantes e que deve continuar a ser uma prioridade. Cristiana, de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, quer que a promoção do ISEP alargue horizontes para chegar a locais fora dos centros urbanos que, normalmente, não têm um conhecimento sólido do que a Escola tem para oferecer. Uma missão que também está nos planos de Leopoldo e que poderá ser “o grande desafio deste projeto”.

A investigação é outro elemento-chave. Muitos projetos desenvolvidos pelos grupos de I&D têm “uma utilidade pública bastante pertinente e inovadora” e devem ser impulsionados e divulgados ao máximo junto do público, nomeadamente, dos mais jovens. E esta comunicação dentro e fora de portas mostra resultados ainda mais apelativos e encorajadores quando “conseguimos demonstrar a paixão que sentimos por esta casa”, acrescenta Cristiana.

Os novos embaixadores referem-se ao ISEP como “uma grande família”, em que cada um desempenha um papel fulcral no dia-a-dia do instituto. E, no fim, de acordo com Leopoldo, “o nosso trabalho vai acabar por ser bastante fácil pois só precisamos de divulgar o sentimento de pertença e orgulho que já está intrínseco no ADN do ISEP”.

Bem-vindos a esta família!