
A pré-fabricação tem um papel relevante na indústria da construção e é, atualmente, considerada uma das áreas impulsionadoras da manufatura avançada e automação no domínio da Indústria 4.0 aplicada à Engenharia Civil.
As grandes obras públicas, especialmente no domínio das obras de arte (viadutos e passagens superiores, inferiores e hidráulicas), geraram enorme aplicação da pré-fabricação. No que se refere a edifícios industriais, a utilização de soluções em betão pré-fabricado é sobejamente conhecida e as mais recentes exigências de comportamento ao fogo têm relegado as soluções metálicas para segundo plano. Para além disso, são erigidos, em poucos meses, grandes entrepostos, com dezenas de milhares de metros quadrados.
As constantes exigências de rápida execução, dos elevados padrões de qualidade e durabilidade revelaram as estruturas pré-fabricadas como a solução ideal para dar resposta a estas questões.
Contudo, a adoção de soluções pré-fabricadas aplicadas a edifícios correntes e edifícios altos (escritórios, ensino, hotéis, habitação) não é, ainda, recorrente em Portugal, mas já têm vindo a ser aplicadas em países como Holanda, Dinamarca, Bélgica, Japão e China.
Os cursos de Engenharia Civil não têm acompanhado as necessidades que o mercado requer em termos de conhecimentos das estruturas pré-fabricadas em betão. É fundamental dar formação aos engenheiros civis, arquitetos e outros profissionais do setor, que lhes permita dominar este tipo de estruturas, fornecendo-lhes ferramentas de índole teórica e prática, desde a fase de conceção até à sua execução.
Porquê escolher esta pós-graduação?
- A pré-fabricação constitui um dos paradigmas da nova era da automação e digitalização da indústria da construção (Indústria 4.0) será responsável por novas oportunidades de carreira nos próximos anos;
- É uma oferta formativa pioneira em Portugal no domínio da pré-fabricação, uma área onde existe um défice formativo dos cursos superiores na área da Engenharia Civil;
- Os estudantes têm contacto com uma equipa de referência no panorama nacional e internacional, sobretudo através da colaboração de empresas especializadas e instituições de ensino, incluindo a prestigiada École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) da Suíça.
- O curso com o apoio e colaboração da Federação Internacional de Betão (fib) que permite o acesso a documentação de especialidade exclusiva, além da definição de exigentes critérios de excelência formativa.
30 unidades ECTS
Horário Pós-laboral
De março a julho de 2021
Terças e quintas-feiras, 19:30-22:30
Sábados, 09:30-12:30
Saídas profissionais:
Formação de técnicos com uma especialização em pré-fabricação em betão para organizações do setor, nomeadamente empresas de projetos, fabricantes, empreiteiros, fiscalização e promotores.
O curso tem o apoio da Comission 6: Prefabrication da fib - International Federation for Structural Concrete e da ANIPB - Associação Nacional dos Industriais da Prefabricação em Betão.
Equipa docente: Carlos Chastre, FCT-UNL; Carlos Félix, ISEP; Carlos Sousa, FEUP; Câncio Martins, JL Câncio Martins; David Ordonez, fib/EPFL; Diogo Ribeiro, ISEP; Domingos Moreira, VE Concept; Jorge Proença, IST; José Lello, ISEP; José Pinto Faria, ISEP; José Rui Pinto, Mota-Engil; José Terra, Shay Murtagh; Mário Lacerda, Mota-Engil; Paulo Pinto, FCTUC; Ricardo Santos, ISEP; Romeu Reguengo, CONCREMAT; Stef Maas, fib/FEB; Rui Gavina, ISEPBIM/VN2R e Válter Lúcio, FCT-UNL.
Empresas parceiras: Mota-Engil; CCAD; VEconcept; Shay Murtagh; CONCREMAT; VN2R e JL Câncio Martins Structural Engineers.
Destinatários:
- Titulares de um Diploma de Doutoramento, Mestrado, Licenciatura ou Bacharelato na área de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia e Gestão Industrial, ou áreas afins;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico do ISEP;
- Podem ser admitidos candidatos titulares de outros cursos conferentes de grau desde que o respetivo currículo demonstre uma preparação científica e/ou profissional adequada ao curso.
Vagas: 20 vagas (2020/21)
1.ª Fase de Candidaturas: 4 a 18 de janeiro
2.ª Fase de Candidaturas: 8 a 17 de fevereiro
(A segunda fase abre mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)
Propinas:
1150 euros (2020/21)
Estudantes inscritos na rede Alumni ISEP têm um desconto de 10%
|
Contactos:
Coordenador do curso:
|