Outro

CISTER AVANÇA PEDIDO DE PATENTE NOS ESTADOS UNIDOS
02-06-2010

Com um registo recorde de patentes provisórias ou em preparação, o Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER), em colaboração com a Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Instituto Politécnico do Porto (OTIC.IPP), apresentou o seu primeiro pedido de patente não-provisória nos Estados Unidos da América.

Intitulada “Methods and Systems for incrementally obtaining an interpolation of sensor readings”, a patente baseia-se na experiência impar do CISTER em protocolos de controlo sem fio de acesso prioritário médio e a sua exploração no âmbito das iniciativas estratégicas em sistemas ciber-físicos.

Actualmente, os sistemas informáticos incorporados representam 99% do universo computacional estimando-se que continue a crescer. A evolução da computação incorporada (embedded computers) permite que esta trabalhe cada vez mais em rede e em interacção com o meio físico envolvente (etiquetas RFID, redes de sensores sem fios, comunicações nos veículos são exemplos). Assim, é crucial a necessidade das aplicações conseguirem ler não só a sua própria monitorização ambiental, mas também incorporarem as restantes leituras dentro do sistema. Infelizmente, a metodologia actual, em que cada computador transmite a sua leitura, é bastante cara para a comunicação de aplicações em larga escala.

A inovação agora patenteada pelo CISTER facilita a comunicação entre um conjunto de computadores incorporados, permitindo uma leitura aproximada de todos os dados integrados no sistema, com um tempo de complexidade independente do número de computadores. As potenciais aplicações para esta inovadora tecnologia inclui áreas como o controle de materiais inteligentes (como asas de aeronaves); sistemas de segurança em veículos; controle avançado de motores de combustão; e instrumentação de sensores corporais em micro ou nano-escala.

+INFO: CISTER