Outro

ISEP BI 17
30-07-2013

Já está disponível o número 17 do Boletim Informativo do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

«O ano letivo 2012/2013 chega ao fim. No ISEP terminamos com resultados que nos permitem dizer que estamos, felizmente, em contraciclo com a conjuntura. Com orgulho, os números mostram que a nossa taxa de empregabilidade, ao fim de seis meses, fica muito próxima dos 100 por cento (98), com os nossos diplomados espalhados por todo o mundo.

O contexto atual não é fácil, mas temos conseguido com perseverança e engenho manter o equilíbrio e, até, crescer. Nos últimos anos, o financiamento do Estado foi reduzido em cerca de 50 por cento mas o financiamento através de receitas próprias passou de 18,5 por cento para 46 por cento. Mesmo assim, o número de estudantes do ISEP aumentou, de 5.700 para 6.750. O crescimento de projetos ativos foi de 107 por cento, com um crescimento de investigadores de 130 por cento. O financiamento à investigação aumentou cerca de 152 por cento, agora com origem, maioritariamente, em fontes de financiamento estrangeiras.

Nesta edição número 17 do ISEP.BI não vamos falar sobre as dificuldades ou sobre os constrangimentos. Vamos mostrar, na prática, como escola de engenharia de referência que somos, que continuamos a ter motivos para ter orgulho. Como sempre, todos os temas e todos os entrevistados merecem a nossa distinção. Não posso, contudo, deixar de relevar, para ler neste número, a conversa com Goreti Sales. Esta investigadora do ISEP recebeu, do Conselho Europeu de Investigação, uma bolsa de um milhão de euros pelo projeto Biomark que vai permitir, no futuro, que um pequeno teste de sangue ou de urina permita diagnosticar precocemente o cancro. A candidatura foi selecionada entre investigadores de toda Europa.

Três anos depois do início do Plano de Ação para a Sustentabilidade, PASUS, apresentamos, neste Boletim, os resultados do primeiro Relatório de Sustentabilidade. Simples, mas muito importante, este documento elaborado de acordo com o modelo da Global Reporting Initiative (GRI), até 2015, prevê um conjunto de ações, para tornar o ISEP numa instituição sustentável e respeitadora de todos os índices de responsabilidade social.

Os desafios que nos esperam continuam a ser muitos e de exigência elevada. Esperamos continuar em contraciclo e marcar pontos no panorama do ensino em Portugal e no Mundo».

+INFO: ISEP BI 17