Investigação

CIETI APOIA A SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA
05-02-2015

Numa época marcada pelas alterações climáticas e forte competição por recursos naturais escassos, o Instituto Superior de Engenharia do Porto está a investigar o desenvolvimento de novas formas de produção energética mais sustentáveis. O Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) tem em curso projetos para a produção de gás de síntese a partir de resíduos vegetais e animais.

A biomassa usada na produção de energia advém, sobretudo, de resíduos agrícolas, produtos e resíduos florestais e culturas oleaginosas. De uma forma simplista a biomassa constitui uma forma de armazenamento da energia solar, representando a quarta maior fonte mundial de energia. Prevê-se que em 2050 a biomassa obtida de forma sustentável possa cobrir entre 10-20% das necessidades de energia primária.

Por outro lado, o hidrogénio, juntamente com o monóxido e dióxido de carbono, é um importante vetor energético e um constituinte do gás de síntese, tendo potencial para funcionar como plataforma química para a obtenção de uma vasta gama de produtos de biorefinaria. A forma termoquímica preferencial de produzir gás de síntese a partir da biomassa é a gasificação – processo que permite converter biomassa num gás combustível limpo.

Procurando otimizar esta solução, o CIETI está a trabalhar na análise do potencial de produção de gás de síntese a partir de várias fontes de resíduos vegetais e animais.

Em reator semicontínuo de leito fluidizado usando ar como agente de gasificação, os investigadores do ISEP têm testado condições operatórias que maximizem a produção do combustível gasoso e que otimizem os índices de desempenho da gasificação da biomassa.

Em paralelo, o CIETI tem também realizado análises técnico-económicas do processo de gasificação da biomassa com produção combinada de eletricidade e vapor. O objetivo é contribuir para uma solução sustentável e competitiva a nível económico e ambiental.

Os primeiros resultados destes projetos serão apresentados em julho, no decurso da International Conference on Chemical and Biochemical Engineering (ICCBE15) e do 6th International Congress of Energy and Environment Engineering and Management (CIIEM15), que serão coorganizados pelo ISEP, em Paris (França).

+INFO: CIETI | ICCBE15 | CIIEM15