Estudar

Estudante contribui para a melhoria contínua de processos na indústria têxtil
26-10-2017

Patrícia Neves, recém-licenciada em Engenharia de Sistemas pelo ISEP, contribuiu para a otimização de vários fluxos de informação, bem como de processos industriais com  recurso a ferramentas Lean, na MCS Textile Solutions, Lda. O projeto final de Licenciatura da jovem, não só foi implementado na prática, como valeu-lhe a classificação máxima de 20 valores.

A otimização dos fluxos de informação e do processo de fabrico é, de modo geral, extremamente importante na vida de qualquer empresa. Por isso, há uma crescente necessidade de implementação de procedimentos de melhoria contínua, com vista à manutenção dos níveis de competitividade das empresas e satisfação dos seus clientes em termos de qualidade. Assim sendo, é preponderante que as indústrias se adaptem a este tipo de realidade e adotem políticas de inovação nos seus produtos e normalização dos seus processos produtivos.

A ideia de Patrícia Neves para o seu projeto final de Licenciatura surgiu, precisamente, neste contexto de rápida adaptação das empresas às constantes mudanças que ocorrem no mercado. Com efeito, o seu objetivo inicial passou pela deteção de “problemas de melhoria existentes nos vários departamentos da empresa”.

Após a fase supracitada, a jovem apontou soluções, algumas das quais foram, entretanto, implementadas, nomeadamente: “Projeção do layout de áreas com necessidade de remodelação; elaboração de um catálogo de moldes para os vários tipos de cortantes existentes; e solicitação de ensaios laboratoriais”, entre outras.

Sob o título “Aplicação de ferramentas Lean em indústria de passamanarias”, o projeto de Patrícia Neves contou com a orientação científica do docente do ISEP Francisco Gomes da Silva. Atualmente, e fruto do sucesso do seu trabalho curricular, a jovem irá realizar um estágio profissional na empresa. Para além disso, decidiu continuar os seus estudos no ISEP, ao frequentar o Mestrado em Engenharia Mecânica – ramo de Gestão Industrial.

Com a Licenciatura em Engenharia de Sistemas, o ISEP forma profissionais com conhecimentos de engenharias clássicas (eletrotécnica, mecânica e química) e uma sólida formação em ferramentas de informática, matemática aplicada e competências específicas de gestão. O curso foi desenhado em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e segue as boas práticas internacionais do modelo do CDIO, privilegiando a capacidade de conceber, desenvolver, implementar e operar.